sábado, 27 de dezembro de 2008

natal

atravessei a serra, gelada, mágica, de encontro às raizes mais profundas. inspirei o ar gélido mas purificante das ruas iluminadas e o cheiro a lareiras a queimar. reencontros, abraços profundos, trocas de presentes e gargalhadas, na pastelaria dos melhores bolos do mundo, a Pastelaria Gomes. o jantar do costume com a gente do costume, sempre, para lá do tempo, das vidas. historias, bom vinho e iguarias, brindes, saúdes e felicidade eterna. algumas novidades, barrigas prenhas e separações também, menos alguns à mesa. mas sempre os mesmos de sempre. almas com o mesmo peso, companheiras do mesmo percurso. 

ao outro dia, depois da ceia, encontramo-nos todos para a missa, a do galo. desculpa em casa, como se precisássemos! ansiosos procuramos uma tasca aberta, algures. nada está aberto. nada é como dantes... albergamo-mos em casa do N. que tem a lareira a arder à nossa espera. somos muitos. alguns já se recolheram, restam, os mais resistentes...  relaxo no puff preto em frente às labaredas e J. prosta-se,  encostado nas minhas pernas compartilhando comigo o wiskey que preparou minuciosamente, como sabe que aprecio. tira-me o cigarro dos lábios para o sorver e restituí, entre conversas e risos, como se fosse natural ou que acontecesse todos os dias. como se ainda andássemos de bicicleta, nas férias grandes, até ao anoitecer... mas é natural, o contrário é que o não seria. 
está muito frio lá fora. e longe estão todos aqueles que tem feito parte da nossa caminhada. agora estamos entre as montanhas. passamos pelo sono, encostados, já é tarde. amanhã temos almoço de família. 

encontramo-nos todos, novamente, para o café, depois dos excessos do almoço. despedimo-nos até à próxima festividade. sabemos que vamos estar novamente. J. abraça-me intensamente, combinamos mil coisas, conferimos tlm, mails. encostamos os corações. despedimo-nos 3, 4 vezes, com os hálitos próximos e os sorrisos constantes. é assim com os primeiros amores das nossas vidas, aqueles que começam nos infantários... 

mais despedidas também de coração, a minha filha, já parte importante deste grupo, desde muito pequena, troca números de telemóvel com os amigos mais velhos, que lhe prometem aventuras, daqui a uns anos, caso a mãe se torne uma chata. os tios/as são para isso mesmo, dizem... até para o ano! boas entradas! feliz 2009.

Sem comentários: